segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

DICAS PARA PEGAR A ESTRADA NA CHUVA

O período de chuvas no Brasil vai até o final do verão, em março, e às vezes se estende até abril. Ou seja, é preciso estar preparado e trabalhar a direção defensiva para dirigir com segurança com seu bruto pelas estradas do país. Veja algumas dicas que valem para essa época de pista molhada.


Revisão em dia
A principal dica para essa época é manter a revisão em dia. E os principais itens para se observar são os pneus. Não os deixe ficar “carecas”, pois, dessa forma, a aderência, que já fica pior em um asfalto seco, é ainda pior na estrada molhada. Mas não são só os pneus que precisam de atenção. Alguns itens simples às vezes podem passar batido, como nível de água, limpeza de para-brisas e posição dos retrovisores. Aproveite a época para verificar tudo.

Atenção a velocidade
O asfalto molhado dificulta a aderência do pneu a sua superfície. Ou seja, respeitar o limite de velocidade é ainda mais importante durante a chuva, pois isso evita o maior causador de acidentes nessa situação, que é a aquaplanagem. Ela acontece quando o bruto perde a direção ao passar por uma poça d’água. Para evitar isso, é preciso retirar o pé do acelerador e dar uma pisada leve no freio. Mantenha as mãos firmes no volante e, assim que passar pela poça, gire levemente a direção para recuperar a aderência do caminhão.

Faróis sempre ligados
Outra dica importante é usar os faróis durante a chuva, mesmo durante o dia. Mas não esqueça de mantê-los baixos, pois a visibilidade tende a diminuir durante a chuva e o farol alto pode prejudicar os outros motoristas e causar acidentes.

Mantenha a distância
Mantenha ainda mais distância da traseira dos demais veículos. Além de ser a coisa mais segura a fazer, você aumenta sua visibilidade, já que os veículos próximos podem respingar água no seu retrovisor. Além disso, se você estiver muito próximo ao veículo da frente e ele precisar frear, o resultado pode ser um acidente.

Atenção por onde passa e onde para
Se precisar parar o bruto, escolha pontos de apoio seguros e nunca pare nos acostamentos ou margens da pista. Evite passar por áreas em que a água esteja acima do centro da roda, pois há um sério risco de afogamento do motor. Se o veículo apagar, espere alguns minutos para ligá-lo novamente. No mais, fique atento e tenha calma. Dirigir na chuva exige sempre muito cuidado, mas com essas dicas você garante uma boa viagem.


Fonte: Iveco
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário